publicidade

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

HOLTZ, Andrew. A Ciência medica de House: a verdade por trás dos diagnósticos da serie de TV. 11. ed. Rio de Janeiro: Beste Seller, 2010, 283 p. ISBN: 9788576842316

Resumo de livro


HOLTZ, Andrew. A Ciência medica de House: a verdade por trás dos diagnósticos da serie de TV. 11. ed. Rio de Janeiro: Beste Seller, 2010, 283 p. ISBN:  9788576842316.


·         Convulsão elíptica isolada dura menos de dois minutos e meio, não causa mal algum (p.20).
·         Sexsominia (contração em inglês de Sexo e Insônia) – em 2005, em Toronto no Canadá, um homem foi absolvido da acusação de estupro pq o juiz aceitou a explicação de que ele estava dormindo durante o incidente (p. 26).
·         1 em cada 5 pessoas nos EUA fala um idioma diferente do inglês em casa. A maioria fala espanhol, mas existem mais de 300 idiomas diferentes falados em todo o país. (p. 35).
·         No Japão medico Zebra é um caso estranho que aparece de vez em quando (p. 37).
·         “Eu chamo esse momento de dança, em que você verifica orelhas, garganta, pescoço, tireoide, coração, pulmões. Tendo a ir de cima para baixo” (DR Kellesman – p. 44)
·         Exame – portadora do BRCA1 = câncer de mama.
·         Uma nova citação medica é acrescentada ao MEDLine a cada 55 segundos (p. 102).
·         O Manual Merck, considerado o livro didático mais usado na medicina, é um respeitável tomo com encadernação de couro de quase 3 mil páginas. (p. 103).
·         Síndrome de Fisher – uma variedade de síndrome de Guillain-barré.
·         Doença de Huntington – (causa movimentos involuntários e rigidez). Distúrbio hereditário raro. Afeta cerca de 1 em 20 mil pessoas, na maioria parte das nações do ocidente. Acaba sendo mortal, mas a progressão pode levar mais de uma década. Não há cura conhecida. (p. 123).
·         Doença de Wilson – distúrbio relacionado a maneira que o corpo processa o cobre. (p. 124).
·         Navalha de Occam – crença de que quando varias soluções são possíveis, então devemos escolher a mais simples.
·         Um coração doado não pode sobreviver fora do corpo mais do que cerca de 4 horas” (p. 147).
·         De cada 10 mil compostos que entram em fase de testes de laboratórios, apenas 1 chegará a ser usado clinicamente de forma regular. Uma taxa de 99,99% de fracasso. (Pharmaceutical Research and Manufacturers of America –PhRMA, p. 150).
·         Estudos na Jamaica, Reino unido e outros países documentam a presença de níveis mais altos de cádmio em cigarros ilícitos. Um estudo na Jamaica revelou níveis de cádmio no tabaco equivalentes a cinquenta vezes os níveis encontrados nos cigarros comerciais. [...] Devido a alta concentração de cádmio no solo da região. (p. 159).
·         As pessoas do Sul dos EUA, da Carolina do Norte até o Novo México, tendem a quebrar mais os quadris do que as pessoas de outras partes dos Estados Unidos. O motivo é desconhecido. (p. 166).
·         “De acordo com relatos da imprensa, em 1984, um prisioneiro condenado à execução na cadeira elétrica na Geórgia não morreu na hora. Ele se debatia enquanto os executores preparavam outro choque. Depois que dois médicos declararam que o prisioneiro ainda estava vivo, ele foi eletrocutado. Desde então, o estado norte-americano da Geórgia mudou a prática de eletrocução para injeção letal. (p. 196).
·         O hospital fictício na serie House hospital-escola fictício de Princeton-Plainsboro é na verdade o Frist Campus Center da Universidade de Princeton.  (p.234)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...