publicidade

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

GREVE DOS LADRÕES




Depois de uma jornada estafante de cinco horas de trabalho, logo, em uma segunda-feira, em que o cansaço do descanso do final de semana confundia-se com a ressaca. Nada melhor do que uma cerveja estupidamente gelada – daquelas em que os pinguins estão abraçados de tanto frio. Entro no Bar da Dina, ali atrás da Telma. Peço uma loura gelada e um caldo-de-cabeça de peixe, o melhor da Ilha com certeza.

Posso fazer-lhe companhia? Perguntou-me um homem de estatura mediana, deveria ter entre 35 a 40 anos de idade, barba longa, já grisalha. Meu nome é Fernando Furtado Farias, presidente do Sindicato dos Ladrões Autônomos do Maranhão. Acompanhamos a sua luta em prol da organização de todas as categorias de trabalhadores através de sua coluna no jornal. Nós realizamos um congresso, para criarmos o Sindicato – SLAM. Do encontro, tiramos uma proposta reivindicatória. A categoria através de nossa pessoa vem pedir ao Jornal NOTICIDADE que publique a pauta de reivindicação do nosso movimento grevista, que começará depois de cumprirmos todas as formalidades legais, porque caso o Tribunal Regional do Trabalho – TRT venha julgar a greve, não a sentencie como ilegal ou abusiva, como está acontecendo com quase todas as agitações de luta dos trabalhadores.
- Um momento! Você falou sindicato e greve de ladrões?! Mas aqueles que roubam ou furtam trabalhadores!?
- Preste atenção a uma coisa. Nós somos contra o roubo, porque é usado a violência; mas defendemos o furto, onde você usa a destreza. No SLAM, não aceitamos a filiação de ladrão que porta arma na execução de seu trabalho. O bom larápio usa a inteligência, é um trabalho extremamente intelectual.
- Fernando Furtado, você acha que subtrair algo de uma pessoa é trabalho? Mesmo sem usar uma arma para intimidar o cidadão?
- Mas é claro. E se você está pensando diferente, isso é uma forma de preconceito com quem quer ganhar a vida honestamente. Acontece que em nosso País o preconceito é algo quase que congênito – já nasce com o individuo. Agora, perguntamos é possível publicar o fato do movimento paredista da categoria?
- Claro! O NOTICIDADE noticiará com exclusividade. Fernando, o que motivou a criação do SLAM?
- A necessidade de organizar a categoria e desenvolver uma consciência de classe
- Vocês não acham que isso é uma afronta à sociedade?
- De jeito algum. Companheiro, vamos analisar a situação de uma maneira dialética, ou seja, numa visão mais geral, com o aumento substancial de ladrões, a comunidade pressiona o Estado para combater a onda de furtos, consequentemente, haverá concurso para as polícias civis e militar. O comercio em geral contrata serviços de empresas especializadas em segurança. As lojas de armas esquentam suas vendas, abrem filiais. Há necessidade de construção de novas casas de detenção. Mais advogados trabalham. E o Estado ganha com isso; mais empregos, aumenta a arrecadação de impostos e miniminiza a crise social.
- Então, o por que da greve?
- Na atual conjuntura está muito difícil de desenvolvermos o nosso trabalho. As pessoas não querem mais usar objetos de valor. A força policial está cada vez mais violenta com os nossos trabalhadores. As residências e comércios estão impenetráveis. E assim não dá para trabalhar. Nós temos família para sustentar. Interessante é como se combate os ladrões das classes C, D e E. Os da A e B são até idolatrados, e o que é mais engraçado, não são chamados de ladrão, e sim corruptos.
- Fernando, nós publicaremos, já na edição de amanhã, esta entrevista. A pauta de reivindicação sairá no dia em que for deflagrada a paralisação.
- Sabíamos que poderíamos contar com esta visão progressista que tem a linha editorial do Noticidade.
- Companheiro, até amanhã.
Fernando Furtado estende a mão direita para se despedir. Como estava segurando o copo de cerveja, o cumprimentei com a esquerda. Ao chegar em casa, como de costume, beijo Eulália – minha filha, em seguida, acaricio o rosto de minha mulher que dispara – onde está tua aliança? Tu vais explicar esta história direitinho.

(Autor desconhecido .. quem souber o nome do autor por favor coloque nos comentários) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...